Equipamentos de Astrofotografia

 

Utilizo uma variedade de câmeras, lentes, telescópios e montagens. Esse setup começou limitado e foi evoluindo ao longo do tempo a fim de melhorar a qualidade dos trabalhos.

As ultimas astrofotografias de longa exposição foram realizadas com um refrator semi-apo 80ED em uma montagem Takahashi EM-10 USD. As fotos planetárias são feitas utilizando uma camera monocromática DMK 21AF04. AS da Imaging Source e filtros LRGB. Como câmera, utilizo uma Digital Reflex Cânon 350D modificada a fim de aumentar a sua sensibilidade na região do H-alfa. Essa modificação é feita com a remoção do filtro IR original e sua substituição por um filtro da Baader.

Atualmente faço a guiagem através de um outro refrator Orion ShortTube 80 montado em paralelo, uma câmera DSI PRO da Meade e um dispositivo que faz a interface entre o computador e a porta de guiagem da montagem denominado GPUSB da Shoestring.

Além do 80ED, utilizo com menos freqüência um Maksutov Intes MK67 para fotos e observação planetária.

Recentemente adquiri uma montagem Losmandy G11, um Celestron C11 e um focalizador motorizado TCF-S da Optec que pretendo utilizar para fotos planetárias e mesmo céu profundo.

Refrator 80ED na Takahashi EM-10

Refrator 80ED na Losmandy G11

C11 na Losmandy G11

MK67 na Takahashi EM-10

Plataforma Equatorial